marmita saudável

A boa e velha marmita está cada vez mais presente no dia a dia dos trabalhadores. Novas versões da tradicional vasilha com arroz, feijão, carne e salada estão surgindo, combinando elementos mais saudáveis e, às vezes, até sofisticados. Para o empreendedor, essa renovação pode trazer novas oportunidades de negócio.

Por que trabalhar com marmitas?

Por causa da vida corrida, muita gente não tem tempo para preparar a própria comida. Almoçar em restaurantes todos os dias também não é opção para quem precisa economizar. Já a marmita é muito mais prática. O prato vem montado com uma quantidade padrão de comida e o preço costuma ser mais baixo.

Para o empreendedor, fazer marmitas para vender pode ser boa oportunidade de negócio. Ele não precisa investir em um espaço físico estruturado, com mesas, cadeiras e atendentes. As refeições podem ser retiradas pelo cliente ou entregues via delivery.

No entanto, ele deve organizar o local para preparar e armazenar as refeições, com os utensílios e eletrodomésticos necessários. Procurar bons fornecedores também é importante, escolhendo ingredientes de qualidade. Outro ponto importante é analisar as orientações da Anvisa sobre a higiene adequada.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda, por exemplo, que o local de trabalho deve ser limpo e organizado , com paredes e tetos bem conservados (sem rachaduras, goteiras ou mofo). A limpeza deve ser feita com frequência e a entrada de insetos deve ser evitada. Além disso, o ambiente de produção das marmitas deve ser separados de qualquer banheiro que exista no local.

Outros cuidados de higiene são necessários, como usar os cabelos presos e cobertos com touca ao cozinhar, roupas limpas, só usar água filtrada, retirar o lixo com frequência e manusear os alimentos da forma correta. Veja, nesta cartilha, mais orientação.

Para vender mais, o empreendedor pode escolher se especializar em um ramo específico. Hoje, a alimentação saudável está em alta, assim como dietas vegetarianas e veganas. Investir em nichos é uma forma de ganhar destaque e atingir um público que geralmente encontra menos opções no mercado formal.

Como apostar em marmitas saudáveis

Oferecer mais opções de salada e sucos naturais é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com marmitas saudáveis. Investir em alimentos integrais ou orgânicos também é um bom diferencial, assim como optar por pratos menos calóricos. Tortas integrais, lasanha de legumes, wrap de salada e “crepioca” (crepe feito com tapioca) de frango são algumas das opções. Outra dica é oferecer sobremesas saudáveis, como frutas frescas.

As marmitas vegetarianas e veganas também podem atrair uma legião de trabalhadores que encontram poucas opções no mercado tradicional. Muitas vezes, o vegano ou vegetariano não tem restaurantes que ofereçam pratos sem carne ou alimentos de origem animal perto do trabalho.

Para oferecer esse tipo de marmita, o empreendedor deve fazer uma boa pesquisa para entender o que essas dietas incluem e como fazer pratos nutritivos e saudáveis. O vegetariano não come nenhum tipo de carne, enquanto o vegano não come carne nem alimentos de origem animal, como laticínios e mel. Marmitas com legumes, arroz integral e grãos como lentilha e quinoa são boas opções.

Por fim, há a possibilidade de oferecer marmitas para pessoas que não consomem glúten ou lactose. O glúten é uma substância presente na farinha de trigo, em massas como macarrão, pães e bolachas. Já a lactose é um composto presente no leite. Algumas pessoas são intolerantes, têm alergia ou simplesmente não podem consumir alimentos com essas propriedades. Salada, arroz integral, brócolis, carnes, inhame, sopas, torradas sem glúten e chocolates sem lactose são bons ingredientes para compor uma marmita especial para esse público.

Para atingir um público maior, o empreendedor pode abrir um negócio de marmitas saudáveis e oferecer pratos para necessidades específicas. Para divulgar, vale a pena fazer parcerias com clínicas, centros de estética e academias.

O que mais você gostaria de saber sobre o negócio de marmitas?