quiz brilhante

Para que um pequeno negócio tenha lucro, é preciso fazer o controle de gastos com frequência para identificar onde é possível economizar. Muitas vezes, a falta de organização leva empreendedores a gastar mais do que o necessário. E, no final do mês, a empresa fecha no vermelho.

Você conhece a expressão “jogar dinheiro pela janela”? Ela tem o mesmo significado de “desperdiçar” e significa que o dinheiro está sendo gasto no que não deveria. Para o empreendedor, pode parecer estranho pensar num dono de empresa que tomaria tal atitude. Afinal, manter um negócio não é nada fácil.

Mas faltar com a organização financeira da sua empresa é tão imprudente quanto desperdiçar dinheiro de forma inconsciente. O “ralo de dinheiro” é justamente o gasto indevido, que ocorre porque o empreendedor não está olhando com cuidado para todas as suas finanças.

O ralo de dinheiro de uma empresa pode estar em vários lugares. Deixar as luzes acesas quando não há necessidade pode encarecer a conta de energia. Assinar um pacote de internet muito potente pode ser desnecessário se não é essencial para as tarefas diárias. Não fazer a checagem do estoque com frequência pode levar a loja a perder produtos que passaram da data de validade. Funcionários desmotivados, pouco qualificado ou mal treinados podem reduzir a quantidade de vendas e espantar os clientes.

Pequenos gastos que parecem insignificantes podem consumir os recursos da empresa pouco a pouco. Antes de cortar despesas, o empreendedor deve fazer uma avaliação de todos os custos para identificar os que podem ser suprimidos. Para ter sucesso financeiro, é preciso acertar em cheio na hora de escolher com o que gastar e onde é possível economizar.

O quiz abaixo ajuda o empreendedor a descobrir onde está o ralo financeiro da empresa: equipe mal treinada, estoque, falta de manutenção do maquinário, má administração do fluxo de caixa ou contas fixas (água, energia, telefone, internet, aluguel e tarifas bancárias).

Faça o teste!

[playbuzz-item url=”//www.playbuzz.com/greenparkcontent10/identifique-o-ralo-de-dinheiro-da-sua-empresa”]