mulher lendo livro de empreendedores inovadores

Antes, durante ou depois de começar o próprio negócio, é necessário se informar, estudar, ler bastante a respeito do tema empreendedorismo. Dessa forma, você poderá aprender com os erros de outras pessoas que já trilharam o mesmo caminho e também se inspirar para inovar e conquistar cada vez mais clientes.

Por isso, selecionamos abaixo quatro livros de empreendedores criativos, que souberam driblar as dificuldades para chegar aos seus objetivos. Eles dão dicas das mais diversas para que você consiga utilizá-las da melhor forma em seu dia-a-dia. Confira!

Quatro livros para empreendedores inovadores

“O Gerente de Projeto Preguiçoso”, de Peter Taylor

Foto: Divulgação

O subtítulo deste livro já explica muita coisa: “como ser duas vezes mais produtivo e ainda assim sair mais cedo do escritório”. Quem não quer isso, não é mesmo? O autor Peter Taylor apresenta suas ideias para que você consiga realizar mais sem gastar tanto tempo e energia. Basicamente, mostra como trabalhar de forma mais inteligente, de tal modo que você seja capaz de focar no que realmente importa e não perca tempo com questões sem importância. Não espere por um manual de treinamento: o livro propõe a ajudar você a identificar as atividades mais importantes em seu projeto para que consiga realizá-las eficientemente e assim poder curtir o mundo da “preguiça produtiva”.

“O Poder das Multidões”, de Jeff Howe

Foto: Divulgação

O autor Jeff Howe, editor da revista norte-americana Wired, fala neste livro sobre como as multidões estão mudando o cenário do empreendedorismo. Afinal, somos todos agentes criativos capazes de transformar nossas comunidades e, quando nos juntamos, a força para que isso aconteça triplica. Na obra, Jeff explica o movimento do crowdsourcing, cita os exemplos de negócio que nasceram a partir daí e se sustentam fortemente sobre essa base. Ele prova como o amadorismo pode ser, sim, uma força transformadora no resultado final das ações.

“Sonhe Grande”, de Cristiane Correa

Foto: Divulgação

O livro da jornalista brasileira se tornou um dos mais vendidos depois de narrar a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da gestora 3G Capital, que comanda importantes redes globais, como Burger King, Heinz/Kraft Foods e a maior cervejaria do mundo AB InBev. A história da construção desse império é contada com riqueza de detalhes, o que torna o livro muito inspirador.

Além de “Sonho Grande”, lançado em 2013, Cristiane escreveu “Abilio — Determinado, Ambicioso, Polêmico” que saiu em 2015 e conta a história do empresário Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, rede de supermercados.

“O Poder dos Inquietos”, de Chris Guillebeau

Foto: Divulgação

Sair da chamada “zona de conforto” e buscar fazer algo que dê prazer e traga felicidade é um desafio que muitos pretendem encarar ou já estão encarando. O autor deste livro, Chris Guillebeau, seguiu esse caminho, fez suas próprias regras e começou mudando o que estava em seu alcance. O plano deu tão certo, que ele resolveu escrever essa obra contando a sua trajetória e a de outras pessoas que desafiaram o sistema. Como vencer o medo, derrubar padrões pré-estabelecidos e fazer deste um mundo melhor estão entre os principais pontos abordados em “O Poder do Inquietos”.