influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas que têm milhares de seguidores em redes como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter ou mesmo Facebook. Eles têm o poder de criar valor para marcas e impulsionar tendências, o que pode ser muito interessante para o empreendedor.

Hoje, toda empresa deve estar presente na internet para ser reconhecida e aumentar sua carteira de clientes. Para ganhar espaço e se tornar relevante, ela deve criar engajamento. Campanhas publicitárias que geram comentários nas redes sociais, por exemplo, são uma das formas de fazer isso, de engajar usuários.

Os influenciadores digitais têm muita capacidade de engajar o público, gerar comentários e compartilhamentos. Grandes marcas escolhem pessoas muito famosas e geralmente pagam caro para que façam uma ação na internet. Mas donos de pequenos negócios também têm opção: investir em pessoas que fazem sucesso online entre os moradores do próprio bairro onde fica a empresa, por exemplo.

Se você tem uma loja de roupas, procure pela blogueira de moda da sua região que faz sucesso entre quem vive ali. Envie alguns produtos, pois ela poderá falar sobre eles no blog. Outra ideia é combinar uma ação específica, como convidá-la para um desfile.

Se você tem uma oficina, vale a pena procurar por youtubers ou influenciadores do bairro que tenham um grande número de seguidores. Por morarem na região, eles poderão indicar o seu estabelecimento com mais naturalidade e atingir o público que você deseja.

Como identificar o influenciador digital adequado para a sua marca

Os influenciadores digitais dialogam com diferentes públicos. O Prêmio Influenciadores os divide em categorias como “Beleza”, “Comportamento e Estilo de Vida”, “Ciência e Tecnologia”, “Cultura e Entretenimento”, “Design e Decoração” e “Empreendedorismo e Negócios”.

Escolha um influenciador que tenha perfil compatível com a sua marca e seja relevante para o seu público. Acesse suas redes sociais, leia os comentários, procure pelos eventos que já participou e quais marcas já apoiou.

O próprio influenciador deve compactuar com os seus valores, além de ter conhecimentos e habilidades para falar sobre o assunto da sua empresa. Se você vende alimentos veganos, por exemplo, será mais indicado escolher alguém que adote os mesmos princípios.

Foto: Istock/Getty Images

De nada adianta escolher um influenciador que tenha grande quantidade de assinantes no YouTube se 90% desse público não se relaciona com a sua marca. O número de seguidores é importante, mas não deve definir sua escolha.

Para avaliar se aquela pessoa é realmente influente, olhe para padrões como o número de inscritos no YouTube, seguidores no Twitter e compartilhamento de posts no Facebook. O Klout é uma ferramenta que ajuda a avaliar o nível de influência de uma pessoa na internet. Mas ele não é o único indicador. Uma boa dica é fazer uma pesquisa com os seus clientes, perguntando quem eles seguem nas redes sociais e em quais canais estão inscritos.

Por fim, fique atento ao perfil do influenciador. Existem os mais sérios, brincalhões, polêmicos, fofinhos e assim por diante. Opte por alguém que combine com o seu serviço ou produto.

Negociando com o influenciador

Você e o influenciador deverão definir dois detalhes principais: pagamento e briefing. Geralmente, essas pessoas cobram pacotes para diferentes serviços, como divulgação em vídeo no YouTube, post no Instagram e número definido de postagens no Snapchat.

Já o briefing diz respeito ao tipo de campanha e como o influenciador deverá apresentar sua marca. Ele irá fazer uma resenha dos produtos em um vídeo? Compartilhar a promoção que sua loja está fazendo? Explique o seu propósito e o que espera da divulgação, mas respeite sua criatividade e autonomia.

Fique atento

Você deve estar preparado para atender o número de clientes que o influenciador irá trazer para a sua empresa. Ele provavelmente irá gerar alto tráfego para o seu site, que deverá ter um servidor preparado para isso. Caso contrário, a plataforma poderá cair e gerar reações negativas.

Tome cuidado ao fazer promoções e oferecer descontos. Certifique-se de que tem estoque suficiente para cumprir o prometido e tenha certeza de que o influenciador irá passar todas as informações, como “desconto válido para os 15 primeiros participantes” ou “promoção válida até hoje às 23h59”.