fotos com celular

Divulgar belas imagens dos produtos que você vende é uma boa forma de promover sua empresa e de aumentar as vendas. Para isso, não é preciso ser fotógrafo profissional ou investir em uma câmera caríssima. Seguindo algumas dicas, é possível tirar boas fotos mesmo com o celular. De acordo com Renata Prado, fotógrafa na produtora audiovisual Mandala Filmes, o mais importante na hora de fotografar é garantir uma boa iluminação.

“Se a luz estiver boa, há grandes chances de você garantir uma boa foto, não importa o equipamento”, explica. “É claro que se as especificações do smartphone forem melhores, ajuda. Mas não é essencial ter uma smartphone de última geração para garantir boas fotos”, completa.

Caso você precise tirar boas fotos com o celular que já tem hoje, Renata explica que há duas regras: iluminação e posição da imagem.

Como garantir a iluminação adequada

A dica de ouro é aproveitar a iluminação natural. “Sempre aproveite a luz do sol para fotografar. Em ambientes externos, os melhores horários são antes das 9h30 e após às 16h, pois o sol já não está tão forte”, diz Renata.

Em ambientes internos, é preferível que as fotos sejam feitas sempre próximas a janelas ou portas que deixem a luz do sol entrar. Fotografar em um ambiente mal iluminado exige o uso de luzes artificiais que certamente vão custar mais caro do que se programar para usar a luz solar.

Usar o flash também não é indicado, já que o brilho da luz vai iluminar o local e deixar o resto mais escuro, formando sombra em volta do produto na imagem. Como o seu objetivo não é fazer fotos conceituais do seu produto, e sim apresentá-lo de forma fiel e clara, invista na iluminação natural.

Posicionamento da foto

Foto: Istock/Getty Images

Ao fazer fotos de divulgação, tente sempre tirá-las na horizontal. “Assim você pode cortar e aproximar o objeto fotografado, ou inserir textos e logos sem ter que cobrir parte do produto”, explica Renata. “Na vertical não necessariamente fica ruim, mas fica mais difícil usar a foto em cartazes e artes em geral”, completa. Fotos verticais e quadradas são comuns nas redes sociais, como Facebook e Instagram, mas é melhor investir em fotos horizontais e fazer os cortes necessários para esse canais do que ter um foto para o site ou mesmo para a impressão. Prefira sempre orientação horizontal, também chamada de paisagem.

Outra boa dica para tirar fotos com celular é sempre usar a câmera traseira, pois a câmera frontal, para selfies, costuma ter menos qualidade. Nunca use o zoom, pois essa função não é tão boa em smartphones e acaba deixando a imagem com pouca qualidade na maioria das vezes. Se você precisar de um detalhe, a melhor alternativa é tirar a foto normal e depois aproximar e recortá-la em um programa no computador ou mesmo num app no celular.

Segundo Renata, uma boa foto, pelo ponto de vista técnico, deve estar em alta resolução, isto é, no tamanho original que foi tirada, sem muitos recortes. Além disso, muitos filtros e tratamentos exagerados reduzem a qualidade da imagem.

Aplicativos para tratar as fotos

Para Renata, o Instagram é um bom aplicativo para tratar fotos e melhorá-las. Além de oferecer os filtros, a versão atualizada permite mexer em cada elemento da foto como luminosidade, contraste e saturação. Pixlr e Snapseed são os outros aplicativos que a fotógrafa usa para melhorar as fotos tiradas com celular. Ela explica que eles oferecem uma série de filtros, além da possibilidade de controlar o tratamento usando brilho/contraste, cor e outras funções.

E, é claro, se sobrar aquele dinheirinho no fim do mês e você quiser investir em um celular com uma boa configuração de câmera, siga em frente. Antes de comprar, porém, leia resenhas em sites especializados, que indicam os melhores aparelhos. Fique atento ao custo-benefício e veja o que os especialistas têm a dizer sobre a câmera do aparelho em especial. Afinal, smartphone é ferramenta de trabalho e investir em equipamento é bom para o seu negócio.