mulher mostrando a homem onde assinar o contrato

Quando se tem um negócio, vira-e-mexe você precisa contratar uma mão-de-obra que seja capaz de executar um serviço que, sozinho, você não conseguiria fazer. Pode ser o transporte de alguns móveis grandes e pesados, a reforma de algum cômodo do espaço que seu negócio ocupa ou a faxina diária, já que está cada vez mais difícil dar conta do trabalho e da limpeza do ambiente. Por isso, preparamos um modelo de contrato de mão-de-obra para que você use cada vez que precisar da execução de algum serviço de fora. Nele, indicamos tudo o que você precisa preencher para que o acordo seja formalizado.

Quando lido e assinado por ambas as partes interessadas, o contrato de mão-de-obra serve como garantia do serviço a ser entregue na data e no tempo combinado e documentado. Você deve ficar com uma cópia e entregar a outra para a pessoa física ou jurídica com quem fechar o acordo do trabalho a ser feito.

O contratante, no caso, você, se compromete a pagar o valor estipulado pelo serviço, a ser dividido (ou não) em parcelas também especificadas. A compra dos materiais necessários também ficam a cargo do contratante, no caso, você. O contratado, por sua vez, deve cumprir com o serviço combinado e ser responsável pela coordenação de sua equipe.

Se por algum motivo, o contratante ou o contratado tiver que suspender o atual contrato, deve-se apresentar um pedido formal e por escrito para que haja registro do término, ainda que repentino, do serviço em questão.  Se, por acaso, o contratante ou o contratado fizer questão de que algo específico seja acordado antes do início do serviço, é possível adicionar cláusulas que não estão no modelo de contrato abaixo. Se possível, peça para um advogado dar uma lida antes de assinarem e fecharam o negócio.