livros digitais

Para reunir informações relevantes sobre um mesmo assunto em um único documento, sites e instituições criam livros digitais, também conhecidos como e-books. O termo é o mesmo usado para a versão virtual de qualquer tipo de livro, inclusive de literatura, mas ganhou força enquanto um recurso de divulgação de conhecimento também profissional. Especialmente porque ficam disponíveis online e, muitas vezes, são gratuitos.

Para ter acesso aos livros digitais voltados à formação pessoal e profissional, é preciso ter um smartphone, tablet, notebook ou computador. Dependendo do formato do e-book, é necessário ter um programa específico que possibilite sua leitura, como o Acrobat Reader. Em muitos casos, o arquivo está disponível em PDF e para abri-lo é preciso ter uma ferramenta compatível. É o caso do Acrobat Reader e de outros programas do tipo.

Para o empreendedor, há uma série de livros digitais que concentram informações importantes para o trabalho. A Endeavor, por exemplo, disponibiliza gratuitamente um e-book sobre marketing digital para empreendedor. Já o SEBRAE oferece uma série de publicações online sobre administração, cartilhas para quem é MEI, finanças e planos de negócio.

Como dissemos antes, os e-books também podem ser versões digitais de livros impressos vendidos em livrarias, como romances, dramas e biografias. Logo, além de ser uma ferramenta de trabalho, eles são fontes de outros conhecimentos e de entretenimento.

Vantagens dos livros digitais

O termo “e-book” é de origem inglesa e é uma abreviação de eletronic book (livro eletrônico). Para os amantes do papel e das belas capas decoradas, a ideia de um livro online é pouco romântica.

Mas os livros digitais trazem uma série de vantagens ligadas à praticidade e ao valor. Como eles são disponibilizados online, qualquer pessoa pode fazer o upload e compartilhar o arquivo com usuários da internet do mundo todo se ele for de domínio público. Além disso, eles não ocupam espaço físico e geralmente são gratuitos ou vendidos por um valor muito mais baixo do que os livros físicos.

Desta forma, os livros digitais democratizam o conhecimento e permitem que o empreendedor tenha acesso a informações que só seriam acessíveis se fizesse um curso ou adquirisse o livro físico.

Livros digitais gratuitos para empreendedores

O ebook feito pela Endeavor dá dicas e orientações para montar uma equipe – tanto no que diz respeito a sócios, quanto a funcionários. Estruturar o time, escolher o sócio e definir salários e pró-labores são tópicos abordados.

O SEBRAE disponibiliza uma série de livros digitais sobre finanças para empreendedores. Os ebooks tocam em pontos importantes, como definir preço de venda, apurar o lucro todos os meses, gestão de estoque, custos e os principais mandamentos para fazer uma boa gestão financeira da empresa.

O Facebook é uma das principais redes sociais utilizadas por quem tem um negócio. O livro digital explica porque é importante criar uma página e como fazer isso, além de indicar as principais estratégias para divulga-lo na rede (incluindo propagandas e vídeos).

A identidade da empresa inclui missão e valores, a forma como os funcionários trabalham, o atendimento aos clientes, a divulgação e muitos outros pontos. O livro digital da Endeavor dá um passo a passo para construir a identidade do negócio.

A legislação pode não ser o assunto mais empolgante para quem está no processo de abrir uma empresa, mas conhecer os tributos e leis que dizem respeito ao nicho do negócio é essencial. O livro digital ensina a fazer um planejamento tributário para reduzir custos, definir o preço do produto e calcular a margem de lucro.