Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite ao empreendedor expor as informações da sua empresa online. Com a popularização dos smartphones, mais pessoas têm acesso à internet e a consultam sempre que precisam encontrar informações sobre produtos e serviços. Portanto, toda empresa deve conquistar seu espaço na web para não perder potenciais clientes.

De acordo com o Google, milhões de empresas já utilizam a ferramenta gratuita. Ela é voltada para negócios de todos os tamanhos: desde a cabeleireira que atende sozinha em um cômodo de casa, até grandes organizações.

As informações das empresas cadastradas no Google Meu Negócio ficam disponíveis para os clientes que a buscarem na internet. Basta o usuário digitar o nome do estabelecimento no Google para encontrar dados como horário de funcionamento, telefone para contato, endereço e fotos.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Para criar um perfil no Google Meu Negócio, o empreendedor deve acessar google.com.br/meunegocio e criar o cadastro da empresa. Quanto mais informações ele inserir, melhor. As empresas com foto, por exemplo, recebem 40% mais cliques no botão “Como chegar”, que abre o Google Maps automaticamente.

O segundo passo é dado pelo próprio Google, que faz um processo de verificação para garantir a segurança dos consumidores. Ele confirma se a empresa é real e assegura que está lidando com o dono ou responsável. A verificação pode acontecer por meio de ligação telefônica, de um código enviado por Correio ou pela visita de um dos agentes de verificação da companhia — essa opção por enquanto só acontece em São Paulo.

As informações inseridas na plataforma podem ser gerenciadas quando o empreendedor preferir. Se tiver novidades para compartilhar com os clientes, como promoções ou a inauguração de um novo endereço físico, basta usar a ferramenta de Postagens. As atualizações aparecem diretamente nos resultados da busca do Google.

Gerenciar as informações com frequência é importante. De acordo com o Google, empresas que verificam seus dados constantemente têm duas vezes mais chances de serem bem avaliadas pelos consumidores. As informações que os consumidores mais procuram são: preços (69%), informações gerais sobre produtos e serviços (47%) e opinião de terceiros (42%).

Como criar um site empresarial pelo Google Meu Negócio

Em novembro deste ano, o Google Meu Negócio ganhou mais uma nova função: a criação de sites empresariais grátis. A funcionalidade é voltada para microempreendedores e empresas de pequeno porte. O novo recurso se chama “Criação de site grátis” e é bem fácil de usar.

Foto: Divulgação

O empreendedor pode criar o site em 10 minutos, utilizando o aplicativo do Google Meu Negócio para celular ou o computador. Basta criar um domínio para a empresa, que sempre terá a terminação “negocio.site”. Se você tem uma sorveteria chamada “Flocos Doces”, por exemplo, o domínio poderá ser: “www.flocosdoces.negocio.site.” A hospedagem das páginas é gratuita e tudo é feito pela ferramenta.

Os dados exibidos no site serão retirados do cadastro da empresa no Google Meu Negócio. São eles:

– horário de funcionamento;

– telefone para contato;

– endereço;

– fotos.

Interagir com os clientes é importante

Para fortalecer a sua presença online, apenas inserir e gerenciar as informações no Google Meu Negócio não é suficiente. É preciso interagir com os usuários que deixam comentários ou enviam mensagens para a página. Leia e responda o que eles comentam, poste fotos com frequência e crie uma proximidade com o consumidor.

Além disso, o Google permite que o empreendedor veja informações relativas a interação dos clientes com a página. Ele mostra quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa local, por exemplo. Analisar todos os dados é fundamental para oferecer a melhor experiência possível ao usuário e avaliar o desempenho da sua empresa.