empreendedor

Há algumas coisas que você precisa levar em consideração antes de abrir o seu negócio. Afinal, para ser empreendedor, você precisa ter (ou, pelo menos, sentir que tem) as características necessárias para ser dono do próprio negócio. Existem uma série de prós e contras de ser empreendedor e abaixo vamos listar algumas delas.

Edson Rigonatti, um dos mentores da Endeavor Brasil, cita quatro elementos básicos que todo profissional deve ter: abnegação (capacidade de colocar as necessidades do outro acima das nossas), habilidade, confiança e disciplina. Esses são os primeiros passos para você se dar bem em qualquer área. Mas você conhece os passos que você precisa dar como empreendedor?

Se você está disposto a ser dono do próprio negócio, saiba que vai precisar desenvolver algumas habilidades específicas. Se já as tiver, melhor! A primeira delas é ser capaz de traduzir em palavras o seu objetivo e o que pretende com ele para seus clientes, associados, parceiros e investidores, se esse for o caso. Por isso, tenha sempre muito claro quais são a missão, a visão e os valores do seu negócio.

A partir daí, você vai poder contar para todo mundo, com muita propriedade do que está dizendo, do que se trata a sua empresa e que tipo de serviço ou produto você pretende ou já está entregando.

Com o crescimento do seu negócio, você deverá selecionar funcionários e dar treinamento para os melhores talentos. Se eles acreditarem no seu negócio da mesma forma que você acredita, então a chance dele ganhar cada vez mais mercado aumenta.

Para que isso aconteça, você precisa ter um propósito que vá muito além do que simplesmente ganhar dinheiro. Resumidamente, isso significa entregar um bem maior à sociedade, que faça a diferença no dia-a-dia ou a longo prazo. Para chegar lá, você vai precisar adquirir habilidades específicas, principalmente de relacionamento humano, pois vai ter que lidar com pessoas muito diferentes o tempo todo. Se você não gosta de estar com muitas pessoas e trabalhar em equipe, talvez o empreendedorismo não sirva para você.

Ser empreendedor significa se importar com as finanças e com o tempo

Ser empreendedor implica em ser muito organizado, principalmente em relação às finanças. Se você começou com pouco dinheiro e sem investidor, precisa aprender na marra a administrar bem tudo o que entra e o que sai com uma planilha de fluxo de caixa. Só assim, você conseguirá garantir que sua empresa tenha dinheiro e recursos necessários para manter o capital de giro.

Mas nem só de dinheiro vive uma empresa: ela precisa de muita criatividade e força de vontade para sempre buscar o novo e se diferenciar no mercado. E quem pode fazer isso? As pessoas que trabalham nela. Os bons empreendedores nunca se satisfizeram em outros lugares, pois sempre pensaram que podem fazer diferente.

Além disso, eles costumam acreditar que o tempo vale mais do que dinheiro e entendem que ser empreendedor é um estilo de vida, não apenas um trabalho ou um passatempo. E aí? Pronto para encarar esse novo rumo? Brilhe muito!