Jeito de pensar

Já ouviu falar em atitude mental? Mesmo que você não saiba o que essa expressão significa, tenha certeza de que ela influencia muito os rumos da sua vida e do seu negócio. O jeito de pensar determina como o empreendedor lida com frustrações e desafios para manter a empresa e fazê-la crescer.

Aline Gomes, professora do módulo “Coragem” na Escola Conquer, dá à atitude mental o nome de mindset. “É a forma como a pessoa avalia e encara sua própria realidade. Funciona como um óculos que ela coloca e enxerga o que está à sua frente. Isso determina todo o sucesso do negócio dela”, explica. E para Aline, existem três diferentes tipos de mindsets.

Tipos de mindset

Mindset Fixo

A pessoa que tem o mindset fixo não acredita na sua capacidade de mudar e evoluir. É uma forma mais negativa de encarar as coisas, pois quando surgem as dificuldades, o indivíduo simplesmente dá o jogo por perdido.

Por exemplo, um empreendedor vende bolos caseiros em seu apartamento alugado. Quando a proprietária pede o imóvel de volta, é obrigado a se mudar para um lugar muito menor, prejudicando a quantidade de encomendas que consegue fazer por dia.

Se o mindset do empreendedor for fixo, ele provavelmente irá desistir de encontrar uma solução para continuar vendendo o mesmo que antes. Esse jeito de pensar também prejudica o impulso do indivíduo de trabalhar suas próprias habilidades e se desafiar. Afinal, ele acredita que as chances de melhorar são muito reduzidas.

Mindset de Crescimento

 Ao contrário do fixo, o mindset de crescimento sempre enxerga soluções e acredita que é possível evoluir. Pessoas muito esforçadas costumam adotar esse jeito de pensar. Mesmo que não sejam muito boas em alguma coisa, continuam insistindo para que cheguem mais perto do seu objetivo.

Para o empreendedor, é muito importante adotar o mindset de crescimento. Todo dono de negócio se depara com desafios em sua trajetória: prejuízos, problemas com funcionários, falta de capacitação, pouco dinheiro e assim por diante. Se ele desistir sempre que topar com uma pedra, a empresa irá, sem dúvida alguma, falir em algum momento.

Mindset misto

De acordo com Aline, a maioria de nós tem o mindset misto. Quando surge uma dificuldade, tendemos a encarar de forma negativa e a não acreditar no nosso potencial. Mas após alguma insistência, reflexão e apoio de amigos e familiares, acabamos adotando o mindset de crescimento para aparar as arestas e darmos o próximo passo.

Como mudar o jeito de pensar

Adotar um jeito de pensar mais positivo vai muito além de encarar o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Também não significa deixar de ser realista ou acreditar piamente no poder da mentalização. Para mudar as coisas, é preciso adotar nova postura diante da vida.

“O primeiro passo é olhar para seus pontos fortes. Ao longo da sua vida, você provavelmente já recebeu feedbacks sobre suas habilidades, competências emocionais ou comportamentais”, diz Aline. “Por exemplo, você é muito tranquila, conversa bem com as pessoas, é boa com números. Uma forma de mudar sua configuração mental é reconhecer no que é boa e internalizar isso”, completa. Se 10 pessoas já te falaram que você é bom em algo, por que simplesmente não acredita nelas?

Outro caminho, muito útil para empreendedoras, é olhar para a própria história. Quando surgir um desafio no seu negócio, pense nos outros problemas que já enfrentou na vida. Podem ser financeiros, amorosos, familiares ou de saúde, por exemplo. Se já os superou, também tem capacidade para lidar com as questões da empresa.

Cortar as críticas negativas é outro passo fundamental para a mudança de mindset. “Substitua essa crítica por algo que te fortaleça. Diga que é só uma fase, que vai achar novos caminhos e, no fim, vai conseguir”, aconselha. “Além disso, encontre soluções para o seu problema. Procure informações na internet, ache um mentor. Quando você está muito fechado na ideia de que não vai dar certo, as portas se fecham”, completa.

Aline destaca a importância das redes de apoio para empreendedores. Participar de eventos que oferecem networking, mentoria e capacitação, por exemplo, é forma de conhecer outras pessoas que estão passando pelos mesmos problemas e encontrar soluções.

Além disso, empreender exige persistência. Adotar o pensamento positivo é fundamental, desde que venha acompanhado de uma mudança de atitude. “A força do seu sonho tem que ser maior do que o obstáculo que você está enxergando. Ele precisa ser maior do que os desafios”, finaliza.