pessoas trabalhando juntas no computador

O Canva é um site que ajuda você a montar qualquer coisa que necessite de imagem em um piscar de olhos. É muito mais fácil que o Photoshop e você não precisará mais ficar enchendo aquele seu único amigo/primo/irmão que manja de fazer conteúdo gráfico. Com o Canva, você consegue produzir peças criativas, atuais e de bom gosto, de um modo prático, rápido e fácil. A maior parte das opções é gratuita, portanto a única coisa com que você deve se preocupar é com a qualidade do texto que vai na peça e na mensagem que deseja passar.

O Canva serve para criar apresentações, imagens para redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) e impressões que podem ser distribuídas pelo seu bairro. A cartela de opções pré-prontas é grande. Só precisa tomar cuidado na escolha das imagens para ver se elas não possuem direitos autorais, ou seja, se a pessoa que fez não cobra por elas. De qualquer forma, são muitas ilustrações e fotografias à disposição para a sua criação. Além disso, você ainda pode subir no site imagens personalizadas.

O passo-a-passo do Canva

Como no Instagram, o Canva também oferece filtros e ferramentas de edição de imagem avançadas, mas ainda assim bem fáceis de usar. Escolha fontes adequadas ou parecidas com a da sua marca para que o seu cliente logo identifique do que se trata. Para começar a “brincar” com o Canva, escolha um formato: redes sociais, apresentação, cartaz, post para Facebook, imagem para blog, A4.

Em seguida, clique em cima da opção que você mais gostar. Pronto! Você já pode começar a pensar na mensagem que deseja passar a quem for receber a sua apresentação, por exemplo.

O nome que aparece no layout pode ser facilmente modificado. Basta clicar em cima e escrever o que deseja sobre o texto falso, de marcação. Abaixo, existe a opção de “adicionar uma nova página”. Utilize esse recurso apenas se o objetivo for fazer uma apresentação. Nos casos mais comuns, procure ser direto, claro e objetivo e faça tudo em uma só página. Quanto menos informações tiver e mais diretas elas forem, mais fácil será atingir todos os tipos de público. Por isso, procure escolher uma imagem bonita e que, ao mesmo tempo, chame bastante atenção.

Você pode adicionar ilustrações, formas, grades, quadros. Só tome cuidado para não poluir o visual e acabar escondendo o que, de fato, é o mais importante: a comunicação. E, para que ela seja efetiva, quanto mais limpo for o desenho, melhor. Antes de compartilhar a sua primeira criação do Canva, mostre para pessoas de confiança, colegas de trabalho, empreendedores mais experientes e, se possível, para os clientes mais chegados. Peça a opinião sincera deles e leve em consideração tudo o que será dito. Pergunte se entenderam a mensagem e se, no fim das contas, se interessaram pelo conteúdo que está ali.

Faça e refaça quantas vezes achar necessário. Uma mensagem errada, afinal, pode ser um tiro no pé e acabar com a imagem do seu negócio. Quando finalmente se sentir seguro, compartilhe. É possível fazer isso a partir do próprio Canva, que permite que você use envie a sua peça diretamente para os seus contatos, via Facebook, Twitter e por e-mail.