cadastro de clientes
Se tem uma coisa valiosa no mundo do empreendedorismo é o cadastro de clientes. É uma forma que você tem de conhecer melhor o seu público para, a partir daí, criar estratégias de vendas e de marketing. Com as informações certas de seus clientes, você pode criar um contato mais pessoal com eles e estreitar cada vez mais os laços.
Ao pedir para que se cadastrem, você será capaz de conhecer o perfil do seu cliente e conseguirá saber o que eles mais procuram, quanto gastam em média e qual a preferência por produtos e serviços.

Tipos de cadastro de clientes

Para ter um cadastro de clientes ideal, você precisa analisar quais são as informações importantes para a sua empresa. Por exemplo, se suas ações são mais voltadas para o marketing digital, vale a pena pedir o Facebook e o Instagram deles, além de distribuir
cartões de visita
com o nome da sua empresa.
Agora, se você costuma produzir e-mails com as principais novidades do seu negócio (também chamadas de newsletter), não deixe de pedir o e-mail dos seus clientes. Dessa forma, você vai deixá-los a par de todos os produtos e serviços com promoções.
Para fazer esse cadastro de clientes, você precisa abordá-los antes que finalizem suas compras. Para garantir que eles forneçam seus dados, ofereça algum tipo de benefício em troca, como um desconto na compra que ele está acabando de fazer ou um brinde da marca. 
Explique o motivo do cadastro e ganhe a simpatia de cada um deles.
Essas informações devem ser atualizadas em um sistema automatizado, que vai monitorar o padrão de compras de cada um de seus consumidores. Existe uma porção de planilhas para cadastro de clientes na internet, entre elas,
esta da ContaAzul
. Assim, você poderá tratar cada um de seus clientes da forma mais adequada, aumentando a chance de fidelizar cada um com essa personalização.
Procure sempre atualizar a ficha cadastral de cada um de seus clientes ativos. De nada valem as informações desatualizadas ou clientes inativos. Uma boa ideia é criar um cartão fidelidade que traga benefícios para os clientes ativos. Ações especiais na data ou no mês de aniversário de cada um dos clientes levam muitos deles a se tornarem mais fiéis à marca.

CRM

Se você estiver estudando o cadastro de clientes, provavelmente vai se deparar com o conceito de CRM (sigla que vem do inglês “customer relationship management”, em tradução livre, “gestão do relacionamento com o cliente”). É uma estratégia de negócio com o foco no cliente, que engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Basicamente, o CRM foca as ações da empresa nas necessidades dos clientes e não apenas nos produtos. A ideia é fidelizar clientes por meio do CRM, ou seja, procurar oferecer a satisfação total dos clientes e conseguir antever necessidades e desejos deles.

Hoje, um dos CRM mais comuns é o CRM Social, aquele que é usado por meio das redes sociais. Com ele, é possível realizar um monitoramento e coletar os dados dos clientes a partir das redes sociais, como Facebook, Instagram, etc. As informações são registradas para análise e classificação de um profissional, que avaliará as menções positivas, negativas e neutras da sua marca pelas redes sociais.