mulher segurando celular e sorrindo
Cuidar das nossas finanças pessoais e profissionais é um dos maiores desafios de hoje. O primeiro passo, aliás, é manter essas duas contas — física e jurídica — bem separadas para poder ter o controle de finanças ideal. Como vivemos em plena era tecnológica, nada melhor do que usar os aplicativos a nosso favor. Existe uma série de aplicativos gratuitos para celular e tablet que permitem que o usuário adicione todos os seus gastos e ganhos e faça esse controle de finanças automaticamente.
Eles vão ajudá-lo na organização e também no planejamento econômico futuro. Muitos avisam quando as faturas do cartão de crédito estão prestes a vencer e ainda dão dicas para quem quer aprender mais sobre economia, principalmente doméstica. Abaixo, selecionamos alguns desses aplicativos para você ter o controle das finanças e nunca entrar no vermelho. Afinal, azul é a cor feita para brilhar!
Apps de controle de finanças 

O GuiaBolso organiza todas as despesas do usuário. É preciso apenas inserir seus dados do banco e deixar o programa fazer todo o resto. Contas de bancos diferentes podem ser sincronizadas no mesmo cadastro, o que vai ajudar você a ficar de olho em todas as suas despesas e receitas. Ele também cria um orçamento ideal para os gastos do mês.
Baixe o app para Android ou iPhone

O Money Wise é bem fácil de usar: permite que os usuários adicionem gastos e receitas e, assim, seja possível controlar o orçamento.
Baixe o app para Android
Nessa mesma linha, há o Finanças Pessoais, que informa até mesmo as datas de vencimento das faturas de cartão de crédito. Também cria relatórios a partir das informações de gastos e receitas que você insere.
Baixe o app para Android
O Wally+ dá uma ideia geral para saber se você está gastando mais com trabalho, comida, lazer, etc. Tem de fazer um cadastro, inserir o seu salário e a data de pagamento. É possível criar planos de orçamentos diários e mensais, além de escanear recibos.
Baixe o app para Android ou iPhone
Com o aplicativo Minhas Economias você constrói planilhas e tem o controle de finanças que você sempre desejou. Nele, você ainda pode ler algumas dicas importantes para saber mais sobre economia doméstica, ou seja, pessoal.
Baixe o app para Android ou iPhone
O Cartão Fácil é ideal para quem não gosta de andar com dinheiro na carteira. Você pode anotar todas as suas despesas com cartão — tanto de crédito, quanto de débito — e evitar surpresas na hora em que chegar a fatura. Também pode cadastrar as compras em parcelas que você fez e ter uma previsão de quanto irá gastar lá na frente.
Baixe o app para Android
O Finance mostra as diferentes categorias de gastos com ícones coloridos e ilustrativos. Para cadastrar um novo lançamento, basta clicar sobre esses botões.
Baixe o app para Android ou iPhone
O Tippz permite que você visualize quanto cada um pagou, caso tenha dividido a conta com amigos, por exemplo. Você também pode adaptar o uso para dividir as despesas com o sócio ou parceiro de algum projeto.
Baixe o app para Android ou iPhone
Apps de controle de finanças para Windows Phone
Bill Reminder funciona como um calendário que mostra as faturas que devem ser pagas todo mês. Você ainda pode configurar diversos alertas para não esquecer mais nada. Afinal, ninguém merece pagar multa e juros, né?
Na mesma linha do Tippz, existe o Divide a Conta, que também ajuda na hora de “rachar a dolorosa”, seja com amigos, parentes ou sócios. Assim, você pode evitar surpresas quando a conta chegar.