ícones de redes sociais em celular
Para aumentar as vendas do seu negócio, você precisa usar as redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest, WhatsApp, Telegram, Messenger… as opções são inúmeras e a escolha vai depender do seu público-alvo. Em que rede social o seu cliente está em maior número? Em mais de uma delas? Em uma única? Para saber em que redes sociais você deve investir para o aumentar suas vendas ou simplesmente fazer seu negócio prosperar, aprenda um pouco mais sobre cada uma delas. 

Redes sociais ajudam a aumentar as vendas

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular no Brasil e em todo o mundo. Já ultrapassou o número de 1 bilhão de usuários. Com o objetivo de se manter na liderança, Mark Zuckerberg, um dos fundadores da empresa, comprou o Instagram e o WhatsApp. O Facebook tem a vantagem de ser uma rede social fácil de ser usada. Se o post tiver sido bem escrito e tiver uma imagem bonita que o ilustre, ainda melhor! Você vai poder sentir logo de cara se o produto ou o serviço que você comercializa é de interesse e utilidade para outras pessoas.

Mas o Facebook, que não é bobo nem nada, também adotou estratégias para ganhar dinheiro com a rede social. Com ajuda dos algoritmos (sequência de instruções que podem ser dadas por computadores e/ou humanos) que cria, 
a rede social dá mais destaque — ou esconde — postagens e compartilhamentos de acordo com sua própria política. Isso significa que você não será capaz de ver tudo em sua timeline, assim como o seu negócio pode nem sequer aparecer na linha do tempo de algumas pessoas, a não ser que… você pague pelo post. Aí é questão de sentir se vai valer a pena para o seu negócio ou não investir em posts patrocinados no Facebook, por exemplo. 

Instagram

Já o Instagram é uma ótima ferramenta para mostrar detalhes de seu produtos e como eles podem ser utilizados por meio de vídeos, por exemplo. Fazer legendas divertidas e com informações sobre promoções e participação em feiras, por exemplo, transforma o Instagram em uma mídia espontânea, isto é uma propaganda gratuita, capaz de atrair a atenção de muitas pessoas que passam grande parte do dia conectadas, principalmente o público jovem. Só não vale apostar no Instagram se você não tem tempo e não gosta de produzir boas imagens. Fotos mal feitas podem ser um tiro no pé!

WhatsApp

O WhatsApp é tão ou mais usado que o Facebook atualmente. Serve para trocar mensagens rápidas, conversar por áudio, mandar piadas e frases bonitas, além de, por que não, vender produtos e serviços. Da mesma forma, o Messenger do Facebook e o Telegram também podem ser utilizados para esse fim. Por meio do WhatsApp é possível enviar fotos e divulgar seu trabalho de forma mais direcionada. Só tome cuidado na hora de fazer negócios, afinal tanto você, quanto seus clientes precisam de garantias que o produto/serviço será entregue e que você será pago pelo serviço. 
Portanto, procure estabelecer um vínculo com o cliente interessado para não ter nenhuma surpresa desagradável no final. Marcar um encontro presencial para fecharem o negócio é essencial e, se for possível, emita um recibo ou uma nota fiscal para o cliente.

Pinterest

Por último, o Pinterest, que funciona como um “catálogo mundial de ideias” e sobre o qual já falamos 
aqui
. Super dinâmico, você pode subir imagens de seus produtos e, junto com eles, textos que expliquem o seu funcionamento e uso. Procure deixar sempre informações de sua empresa, como telefone, e-mail e site, para que os interessados possam entrar em contato. Além disso, é uma ótima ferramenta para se inspirar.