mãos em teclado no computador

Muita gente diz que empreender é um dom, algo que não se aprende em salas de aula e tem mais a ver com o perfil da pessoa do que com a formação. Faz sentido. Afinal, empreender pede ousadia e disposição para arriscar. Mas só isso não basta. O ideal é unir essas características a uma boa dose de informação e capacitação.

Por isso, escolhemos algumas plataformas que oferecem cursos grátis para empreender sobre os mais diversos temas presentes no dia a dia: finanças, tecnologia, marketing, vendas e por aí vai. Porque aprender nunca é demais.

Cursos grátis para empreender

Endeavor

A Endeavor desenvolve uma série de cursos online que agora são gratuitos. Eles ensinam a tornar o negócio escalável e inovador; a fazer planejamento estratégico; cuidar das finanças básicas; aumentar e gerenciar vendas, entre uma série de outros temas. A duração varia de 2 a 8 horas. As aulas são em vídeo mas também há materiais complementares que podem ser baixados.

Os filtros dos cursos são: Estratégia, Finanças e Investimentos, Gestão de Pessoas, Impacto Social, Jurídico, Marketing e Vendas.

Finanças Femininas

É um site feito por cinco mulheres e pensado para ajudar empreendedoras a organizar suas contas, aprender a gastar melhor e investir. Ou seja, ser mais independente. No menu do site, preste atenção especial ao item “Carreira”, que tem um conteúdo interessante, como histórias inspiradoras de empreendedorismo (por exemplo, as mulheres que largaram o emprego para serem motoristas do Uber) e dicas práticas sobre como empreender.
Além disso, a plataforma oferece uma série de dicas sobre assuntos como dívidas, financiamentos, empréstimos e cartão de crédito. Existe até uma planilha para organizar casamentos, com itens como “espaço para a cerimônia”, “bebidas”, “flores”, “DJ” e, claro, “bem-casados”. São dicas para mulheres em geral, não necessariamente empreendedoras. Mas podem ser úteis no dia a dia do seu negócio. O Finanças Femininas tem também um canal no YouTube. Os vídeos não são exatamente atraentes em termos visuais, mas não se apegue às aparências, pois há boas dicas.

Blog da Denise Damiani

O blog traz coisas interessantes, como o item “Mulheres e Finanças”, em que você terá acesso a duas ferramentas: uma planilha orçamentária e um formulário de visão sobre o futuro. Ambas são claras e fáceis de usar. É só preencher com dados e valores e elas te ajudam a entender para onde seu negócio está caminhando. O único “custo” é registrar seu e-mail no site.

Movimento Empreenda

É uma plataforma da Editora Globo que conta com a parceria de conteúdo de profissionais do Insper, escola de ponta quando o assunto é capacitar para o empreendedorismo. O ponto forte são as ferramentas oferecidas gratuitamente, divididas em seis grupos: Estratégia e Gestão, Marketing e Vendas, Finanças, Operações e Tecnologia, Pessoas, Legal e Tributário. Dentro de Finanças, por exemplo, você vai encontrar a ferramenta “Pitch para Investidores”, que ensina a criar apresentações convincentes para chamar a atenção do potencial investidor e aumentar as chances de conseguir marcar uma reunião.

A plataforma também conta com vários vídeos educativos em que empreendedores dão dicas pontuais sobre os assuntos que dominam mais. São pílulas úteis para quem pretende empreender e minimizar a chance de cometer erros.