funcionário ideal
Um desafio que muitos empreendedores enfrentam quando sua empresa começa a crescer é com a contratação do funcionário ideal. Alguns podem até dizer que ele (ou ela) não existe. Mas especialistas de Recursos Humanos (RH) defendem que existem, sim, pessoas que vão trabalhar em uma harmonia maior com você. O
site Fortune
afirma que, por meio de apenas duas perguntas, você é capaz de escolher o funcionário ideal para o seu negócio em um processo seletivo.
É claro que você pode (e deve) fazer uso também de outras ferramentas para análise do candidato que tem mais a ver com o seu negócio. Pode ser por meio do currículo, entrevista e até mesmo da intuição, aquela “voz interior” que costumamos ouvir quando precisamos decidir algo importante.
Contratar o funcionário ideal para a sua empresa significa dar valor a tudo o que você conquistou até o momento — e tudo aquilo que você ainda pretende conquistar. Do ponto de vista gerencial, nada é mais importante do que escolher a primeira pessoa a fazer parte da sua equipe. Afinal, é ela quem vai ser o seu “braço direito” e responder em seu lugar quando você não puder.
A confiança no trabalho e na pessoa são essenciais. De acordo com o especialista da Fortune, não basta apenas contratar. É preciso ir além e oferecer todas as ferramentas necessárias para que esse e os próximos empregados se desenvolvam e deem o seu melhor. A ideia é que eles fiquem por bastante tempo e usem toda a capacidade que desenvolverem por meio de treinamentos, cursos e workshops a favor do crescimento da sua empresa.

Duas perguntas devem garantir a escolha do funcionário ideal

É bom sentir o quanto a pessoa está disposta a se comprometer com o trabalho e respeitar o serviço. Esforçar-se para atender as expectativas e estar sempre em contato com o empreendedor (no caso, você) são as melhores formas de todo mundo sair ganhando nessa história. Mas, afinal, quais são as perguntas mais importantes para se fazer ao candidato que deseja ocupar a vaga na sua empresa?
Para evitar a contratação de um mau funcionário, ouça e anote as melhores respostas para estas duas perguntas:
Conte-me um pouco sobre sua trajetória até aqui. Você já superou metas? Onde e de que forma?
Como planeja superar as expectativas nesta função, quando se juntar à nossa equipe?
Tente descobrir se os candidatos possuem realmente casos de superação de metas em outros trabalhos: vale perguntar para outros empregadores ou amigos em comum. Crie também situações desafiadoras para ver quais propostas ele vai oferecer. As respostas mais criativas devem valer mais pontos. Traga para a entrevista cenários que você já teve de enfrentar sozinho e perceba quais as diferenças na forma de lidar com os problemas. Uma maneira diferente e inovadora pode significar o funcionário ideal e a chave do sucesso para o seu negócio.