marketing digital
Existem muitas formas de divulgar o seu negócio e uma das mais utilizadas é o marketing digital. Considera-se marketing digital a ação de promover produtos, serviços ou marcas por meio da internet. É uma forma de se comunicar com o seu público de forma direta e quando existe alguma novidade. O marketing digital é usado por empresas de todos os tamanhos, desde e-commerce até multinacionais. Quando bem feito, é capaz de atingir um número imenso de pessoas e reverter esse movimento em vendas.
A maioria das pessoas usa a internet todos os dias, enquanto outras mídias tradicionais, como televisão, jornais e revistas, vêm perdendo força. De acordo com o IBGE,
95,4 milhões de brasileiros
já têm acesso à internet, o que significa 54,4% da população. Além disso, uma
pesquisa brasileira de mídia
, encomendada pelo Governo Federal, afirma que os brasileiros passam 5 horas, em média, em frente ao computador que tenha uma conexão. Isso tudo indica que, mais cedo ou mais tarde, eles vão fazer compras pela internet ou, pelo menos, vão se informar sobre produtos e serviços e ir até as lojas físicas para checar as ofertas de perto.
Existem 8 itens importantes para que o marketing digital funcione. Chamados de 8 “Ps”, eles vão ajudar você a influenciar seus consumidores e assim alcançar o tão desejado sucesso.

Os 8 Ps do marketing digital

Pesquisa

O primeiro passo é pesquisar o seu público-alvo. Só assim você vai conseguir saber qual é a melhor forma de atingi-lo, ou seja, que tipo de conteúdo vai gerar mais resultados para você. Conversar com seus clientes costumeiros já é um bom começo.

Planejamento

Ter um plano de ação é muito importante para que a sua estratégia de marketing digital funcione. Assim, você vai poder medir os resultados e otimizar a promoção da sua marca. Adotar estratégias de SEO, que vão ajudar a posicionar bem o seu conteúdo na busca do Google, pode ser uma boa, além de ter um profissional dedicado ao estudo das mídias sociais.

Produção

Ter uma boa produção de conteúdo é fundamental para quem deseja ter uma boa estratégia de marketing digital. Escrever textos ou produzir vídeos relevantes para o seu público-alvo são formas de atingir seus consumidores de forma mais efetiva.

Publicação

Publicar seus textos e vídeos em canais relevantes na internet podem fazer a diferença. Plataformas conhecidas, como
YouTube
e
Vimeo
, no caso de vídeos, vão ajudar interessados a encontrarem o seu conteúdo. Ter um site ou um blog, onde você possa também usar estratégia de SEO, para garantir que o seu conteúdo seja encontrado no Google, também ajuda na visibilidade da sua marca.

Promoção

Depois de publicar seus conteúdos, veja se é o caso de promovê-los dentro das redes sociais. Isso significa pagar uma quantia, ainda que baixa, para o Facebook, Instagram, etc., para que ele apareça em posição de destaque na linha do tempo de seus amigos. Certifique-se de que o conteúdo que você pretende promover vale a pena e está escrito em bom português, pois assim a chance de ele alcançar o maior número de pessoas possíveis aumenta.

Propagação

Propagar significa divulgar, espalhar, compartilhar. Quando você entrega valor para os seus consumidores, a chance que eles comentem e compartilhem cresce. Essa é uma forma gratuita de promoção da sua marca.

Personalização

É possível criar estratégias diferentes para públicos diferentes. Personalizar mensagens de acordo com o perfil do seu público pode funcionar para a sua marca. Isso vai garantir que seus conteúdos sejam bem recebidos, lidos e até mesmo compartilhados.

Precisão

É possível medir o comportamento do seu público por meio da internet. Acompanhar os dados do seu site pelo
Google Analytics
, por exemplo, é um bom começo. Por lá, você vai obter informações valiosas, como saber quantas pessoas estão visitando seu site até mesmo de onde elas são. O Google mesmo tem uma página que ensina como mexer nessa ferramenta e dela tirar dados.