mulher de costas mexendo no computador
Dizem por aí que se a sua marca não tem um site, então ela não existe. Engana-se quem pensa que construir uma plataforma para vender seus produtos e serviços é um bicho de sete cabeças. Há dezenas de ferramentas online muito fáceis de usar, que vão mostrar o passo a passo para você criar uma loja online sozinho.
E não desista ao primeiro sinal de dificuldade! Quase sempre há uma área de “ajuda” nas próprias plataformas, onde você pode tirar suas dúvidas, e se isso não resolver sempre há a opção de pedir a ajuda real de filhos, sobrinhos, primos, tios que entendam um pouco mais sobre tecnologia.
Antes de decidir a plataforma onde hospedará sua loja online, pesquise sobre ela. Peça referências a conhecidos e contatos de seu networking. Veja quais delas funcionaram melhor, suas vantagens e desvantagens. O ideal é começar com uma plataforma simples, com uma mensalidade barata, para que você se familiarize aos poucos e vá crescendo junto com o seu e-commerce. Quando ver que a plataforma não atende mais suas necessidades, aí sim vale a pena migrar para uma mais robusta e mais cara. Afinal, suas vendas também estarão recompensando!
Criar um site ou uma loja online sozinho requer atenção, dedicação e vontade de aprender para fazer dar certo. Não tem segredo e qualquer um pode conseguir levar sua loja online para o ar. Selecionamos algumas plataformas abaixo (todas em português) e damos algumas dicas de como você pode se dar bem com elas.
Separe um tempinho para gastar e aprimorar o seu futuro e-commerce. Pense bem na escolha das cores e do design, do tipo de letra e das ofertas que fará em cada um dos itens à venda. O conjunto da obra fará toda a diferença na hora de desbancar a concorrência.
PrestaShop
Esta plataforma gratuita oferece diversos recursos para gerir o seu negócio online, como estoque, pedidos, transporte e pagamento. Possibilita a visualização rápida de produtos, exibição de banners e análises sobre suas vendas. Se desejar um design exclusivo, a plataforma oferece profissionais para isso. Para começar, é preciso baixar a versão mais recente do PrestaShop, instalar em seu computador e começar a configurar sua loja.
Kuiper
Há desde planos grátis até o “super vendas +”, que custa R$ 499 por mês. Oferece diversas opções de temas e cores para personalizar sua loja virtual, além de uma boa configuração dos meios de pagamento para que você possa vender com segurança. Permite que você crie um domínio próprio, utilizando o nome da sua loja (ex.:
www.nomedaloja.com.br
), o que facilita o acesso de seus clientes e aumenta suas vendas.
Loja Integrada
Não cobram comissão sobre as transações de produtos ou serviços e também oferece a possibilidade de criar um domínio próprio com o nome da sua marca. No plano gratuito, você pode cadastrar até 50 produtos e vendê-los sem limite de quantidade. Você pode escolher o layout mais adequado para o seu negócio de forma rápida e simples. Os planos Pro (aqueles que são pagos) permitem acompanhar o faturamento, as vendas por região e o valor médio de vendas da sua loja, comparando-o com outras do mesmo segmento.