aplicativos de transporte

No entanto, o Venuxx aceita apenas motoristas mulheres e só permite que passageiras sejam transportadas. A marca diz apostar no empoderamento feminino e no crescimento profissional, oferecendo treinamentos e planos de benefícios.

Pelo aplicativo, a passageira pode ver a foto e o nome da motorista que está indo buscá-la. Além disso, todos os carros possuem uma tag de segurança: um adesivo que mostra se o carro é Venuxx. O aplicativo também oferece o botão SOS. Você pode adicionar qualquer contato, como seu marido ou um familiar, para te ajudar caso algo ocorra.

Se você é mulher e quer trabalhar por conta própria, aplicativos de transporte são uma opção. Há apps exclusivos para o sexo feminino, nos quais todas as motoristas levam apenas clientes mulheres.

O serviço de motorista ainda é visto como algo masculino, o que é um problema para as mulheres em razão dos possíveis assédios que podem ocorrer. Há quem se sinta mais segura entrando no carro de uma mulher desconhecida do que no de um homem desconhecido, infelizmente. Problemas graves sempre podem ocorrer, mas um crime sexual entre duas pessoas do sexo feminino é muito mais improvável.

Se você gosta de dirigir e está desempregada, ou quer largar o emprego e trabalhar por conta própria, cogite a possibilidade de se cadastrar em um desses aplicativos de transporte. Cada um dos apps solicita documentações específicas, como RG e CNH. Se estiver tudo certo, basta fazer o cadastro, pegar seu carro e começar a transportar suas clientes pela cidade.

O trabalho é equivalente ao de taxista, mas as corridas são solicitadas pelo aplicativo e você ganha uma porcentagem. É o motorista que decide quando e por quanto tempo irá trabalhar.

Aplicativos de transporte para motoristas mulheres

FemiTaxi

O aplicativo de transporte foi lançado em 2016 e se destina apenas ao sexo feminino. Segundo dados do site oficial, 56% das passageiras prefere pegar táxi com outras mulheres.

Foto: Istock/Getty Images

Apesar das motoristas mulheres representarem apenas 10% da frota, as clientes representam 48% dos usuários. Bora virar taxista, mulherada!

O serviço traz vantagens tanto para motoristas, quanto para passageiras. Afinal, taxistas mulheres também podem se sentir inseguras ao transportar homens estranhos em seus carros.

Mas fique atenta: o aplicativo é exclusivo para taxistas. Outras motoristas não são aceitas, como ocorre em apps como Uber e Cabify. Se você for essa profissional, cadastrar-se no FemiTaxi poderá valer a pena. Segundo o site oficial, se o seu faturamento mensal é R$1.500 com o táxi tradicional, esse valor irá aumentar para R$1.950 no serviço exclusivo para o sexo feminino.

Venuxx

Se você não é taxista, mas deseja trabalhar com aplicativos de transporte, há opção. O Venuxx foi lançado no final do ano passado e funciona como o Uber. Qualquer pessoa pode se cadastrar desde que apresente os documentos necessários.

99 táxis lança ferramenta para mulheres

Foto: Istock/Getty Images

O famoso aplicativo 99 táxis lançou uma ferramenta dentro do app chamada “99 Motorista Mulher”, no qual passageiras podem solicitar corridas que serão conduzidas pelo sexo feminino. Crianças e adolescentes também podem usufruir desse serviço.

A iniciativa é resultado de uma pesquisa realizada pela empresa com as usuários do aplicativo. Os resultados mostraram que 58% das entrevistadas gostariam de ter a opção de serem conduzidas por motoristas mulheres; 23% acham importante que o motorista não tenha aceso aos dados do passageiro e 18% preferem compartilhar o trajeto com um amigo. No final das contas, todas procuram por mais segurança.