mulher sorrindo

Acreditar em si mesmo é ter autoconfiança, qualidade que todo empreendedor precisa ter. Se isso faltar, muito dificilmente os negócios irão prosperar. No livro A Arte da Autoconfiança Os Segredos que Toda Mulher Precisa Conhecer para Agir com Convicção, as autoras Katty Kay e Claire Shipman listam alguns pré-requisitos para adquirir autoconfiança e não se abalar por pouca coisa. Jornalistas, elas ouviram especialistas de diversas áreas para dar as melhores dicas a quem deseja vencer seus medos e conquistar o que deseja.

Sentir-se sem autoconfiança é mais comum do que você imagina. Homens e mulheres poderosos já passaram por isso. Katty e Claire entrevistaram para o livro, por exemplo, a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e a COO (diretora de operações) do Facebook, Sheryl Sandberg, que contaram alguns de seus truques para driblar os próprios “fantasmas” e construir uma autoconfiança inabalável ou, pelo menos, que não a paralisem. Christine Lagarde diz que, para exercer a sua função, em que novos desafios são constantes, ela precisa ser perfeccionista e se preparar muito para as tarefas desafiadoras que aparecem.

Sete dicas para alcançar a autoconfiança

Medite

Separe cinco minutos do seu tempo, todos os dias, para ficar em silêncio. Feche os olhos e não deixe nada tirar a sua concentração durante esse período. Meditar é uma ótima ferramenta para trazer autoconfiança, pois é capaz de ajudar você a controlar suas emoções e ser mais objetivo em suas decisões.

Agradeça

Note os pequenos gestos gentis ao seu redor e seja grata. Isso fará toda a diferença no final do seu dia e será capaz de oferecer uma perspectiva mais otimista da vida. Isso também fará com que você queria retribuir e ofereça sempre o seu melhor. Lembre-se: gentileza gera gentileza, e ainda traz autoconfiança para quem é sempre gentil.

Simplifique

Tem um grande problema para resolver? Comece a trabalhar em uma pequena parte dele, de preferência, a mais fácil. Mantenha o foco até resolver. Quando chegar ao fim, você sentirá uma injeção de ânimo que fará toda a diferença para continuar o trabalho.

Durma bem, faça exercícios e saia com os amigos

A falta de sono e de exercícios físicos podem causar estresse e deixá-lo ansioso. Portanto, procure dormir entre 6 e 8 horas e crie uma rotina para se exercitar. Sair com os amigos estimula a produção de oxitocina, conhecida como “o hormônio do amor”.  Arranje tempo para eles também!

Postura ereta

Sentar-se com a coluna ereta e acenar com a cabeça são posturas que trazem uma rápida injeção de confiança. Seu corpo fala por você. Quanto mais praticar essas posturas, mais fácil é ter autoconfiança.

Seja verdadeiro

Nunca finja ser alguém que não é. Além de dar trabalho, cedo ou tarde você se passará como um mentiroso e as pessoas perderão a confiança em você. Prefira sempre agir com o coração e fazer o seu melhor. Em pouco tempo, você se sentirá feliz consigo mesmo e autoconfiante.

Arrisque-se

A confiança requer ação, ou seja, colocar a mão na massa. Toda ação envolve risco e fracasso, mas isso é capaz de manter os seres humanos em movimento, aprendendo, melhorando e ganhando cada vez mais autoconfiança. Evite a zona de conforto e arrisque-se!