livros sobre empreendedorismo

Todo dono de negócio que se preze procura se informar sobre sua área. Se você está começando uma empresa, ler sobre como é empreender é funsamental. E uma forma de fazer isso é ir atrás de livros sobre empreendedorismo que dão boas dicas ou contam histórias inspiradoras.

Certas obras trazem biografias, entrevistas e histórias de pessoas que dão bons exemplos de como ser persistente e vencer as dificuldades. Para o empreendedor, não há nada como a força da inspiração. No caso das mulheres, encontrar semelhantes em quem possam se espelhar é ainda mais poderoso, já que o empreendedorismo feminino reúne ainda mais dificuldades por questões culturais e sociais. Veja boas dicas na lista abaixo:

Livros sobre empreendedorismo de mulheres para mulheres

“Beleza Natural”

por Liana Melo/Zica Assis

Zica Assis é ex-empregada doméstica e dona de um império de beleza. Por anos, a carioca testou misturas caseiras para lidar com seus cabelos. Enfim, descobriu uma receita para deixar os fios crespos ainda mais sedutores.

A biografia, escrita por Liana Melo, conta a trajetória inspiradora da empreendedora, desde sua infância pobre no Rio de Janeiro até a criação da rede Beleza Natural.

Nós também já contamos uma parte dessa história aqui.

“Empreendedoras de alta performance”

por Tatyane Luncah, Andreia Roma e Vanessa Costock

O livro reúne histórias de grandes mulheres, como executivas e empresárias, que são “bem-sucedidas, confiantes, determinadas, persistentes e apaixonadas pelo que fazem”. As trajetórias tão particulares inspiram e motivam outras empreendedoras que precisam só de um empurrãozinho para voar.

“Faça acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar”

por Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é ninguém menos do que a  COO (diretora de operações) do Facebook. Ela já foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes e é uma militante da igualdade de gênero.

A executiva encoraja mulheres a sonharem alto, assumirem riscos, acreditarem no seu potencial e perseguirem seus objetivos. Ela também faz uma reflexão de sua carreira e faz considerações acerca de sua pesquisa sobre mulheres no mercado de trabalho.

“Meditações”

por Elizabeth Holmes

A empreendedora Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da empresa de tecnologia e saúde Theranos, inspirou-se na coleção de ensaios filosóficos do imperador romano Marco Aurélio para falar os sobre altos e baixos do empreendedorismo. A própria empreendedora, que subiu muito rápido na carreira, enfrentou altos e baixos ao atingir o topo, falir e se reerguer.

“Girlboss”

por Sophia Amoruso

Com apenas 22 anos, Sophia começou a vender roupas usadas no eBay. Ela as reformava e tirava belas fotos para vender por um preço muito alto. Antes disso, sua adolescência foi marcada pela falta de perspectiva, pouco estudo e uma série de furtos.

Contrariando as expectativas, fundou a Nasty Gal, uma loja virtual milionária com centenas de funcionários. A história de Sophia virou a série da Netflix “Girlboss”.

“De princesa a rainha da moda”

por Diane Von Fustenberg

Quem gosta de moda certamente já ouviu falar na estilista, considerada uma das mulheres mais influentes e inovadoras da atualidade. No livro, Diane divide sua trajetória empreendedora em três fases: o Sonho Americano, a Volta Triunfal e a Nova Era. Já deu vontade de ler?

“De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco: perder o juízo pode ser um bom caminho”

por Linda Rottemberg

Linda Rottenberg é uma voz de incentivo e inspiração para quem acredita que empreendedorismo é só para quem tem berço de ouro ou muito dinheiro. A autora ficou conhecida como “la chica loca” depois de uma reunião na Argentina, quando insistia que empreendedores não existem apenas no Vale do Silício, mas também em países emergentes, como o Brasil.

Linda é co-fundadora da Endeavor, uma das maiores empresas do mundo. Por causa dela, os termos “empreendedor” e “empreendedorismo” foram acrescentados ao dicionário da língua portuguesa.

“Lugar de mulher é onde ela quiser”

por Patricia Lages

Para Patricia, empreender é um verbo que toda mulher que deseja ser bem-sucedida deve saber conjugar, seja como funcionária, profissional liberal, freelancer ou empresária. Ela deve ter o objetivo de conquistar o próprio espaço e de realizar os próprios sonhos. O principal objetivo da autora é mostrar que empreender tem sim tudo a ver com o universo feminino.