Stakeholder (pronuncia-se is-teik-rol-der) é um termo em inglês que pode ser traduzido como “parte interessada”. São todas as pessoas ou grupos sociais que influenciam ou são influenciados por uma empresa.

Toda empresa, independente do seu ramo de atuação, possui stakeholders que influenciam seu desempenho e suas decisões. Acionistas, por exemplo, são pessoas que injetam dinheiro na companhia e recebem seus lucros. Eles influenciam a organização da empresa e são influenciados por ela.

Outros exemplos são o governo, que cria taxas e regula a economia; os funcionários, que afetam o desempenho e são assalariados; os fornecedores e os próprios consumidores. É preciso identificar com precisão quem são esses stakeholders, para elaborar um plano de negócio que esteja de acordo com suas características.

Como usar a expressão stakeholders:

Exemplo 1
Estou abrindo uma loja de roupas para recém-nascidos. Mães de primeira viagem fazem parte dos meus stakeholders.

Exemplo 2
Expliquei aos meus dois funcionários que eles são stakeholders da minha loja de comida orgânica. Eles estão tão interessados quanto eu em vender bastante. Afinal, precisam receber o salário no final do mês.