SEO (pronuncia-se s-i-ou) é a sigla para a palavra inglesa Search Engine Optimization, que significa “otimização para serviços de busca” em português. Sites como o Google são usados por quem acessa a internet para buscar informações. Aparecer no Google pode ajudar uma empresa a ter sucesso, e não aparecer pode prejudicá-la. E isso é válido para todos os negócios – não só os virtuais.

O SEO é um conjunto de técnicas que ajudam determinado site a aparecer na busca do Google e, consequentemente, ter mais acessos. Por exemplo, pessoas que acabaram de adotar um gato e precisam encontrar um pet shop (loja de animais) para comprar ração e uma caixinha de areia podem buscar no Google por lojas próximas de casa. Os sites de pet shops que aparecerem primeiro na pesquisa terão mais chances de conquistar esses novos clientes.

Como usar a expressão SEO:

Exemplo 1
Vou lançar minha loja de cosméticos e quero que o site dela apareça no Google para novos clientes. Estou pensando em fazer um curso de SEO online para que o link apareça logo na primeira página de buscas.

Exemplo 2
O site da minha loja de bolos caseiros está recebendo poucos acessos. Vou conversar com algum especialista em SEO para me ajudar a aumentar o número de acessos.