O portfólio pode ser considerado o cartão de visitas de profissionais e empresas. Nele, consta uma seleção de trabalhos já realizados que funcionam como uma amostra do nível de experiência do profissional ou empresa, os clientes para os quais já trabalharam, conhecimentos e exemplos de sua criatividade.

O portfólio é um recurso muito utilizado, especialmente, por quem é da área criativa ou de comunicação para divulgar seu trabalho, conseguir mais contratos, apresentá-los em uma entrevista de emprego ou simplesmente ter todos os trabalhos reunidos.

Um bom exemplo de profissional que costuma reunir seus trabalhos em portfólios é o fotógrafo. Seja em catálogos impressos, redes sociais ou websites, o portfólio mostra o estilo do fotógrafo, seu trabalho criativo, seu olhar, versatilidade e segmento a que se dedica com mais frequência como casamentos, editoriais de moda, aniversários, ensaios românticos, newborns, entre outros.

Como usar o termo Portfólio:

Exemplo 1
“Meu portfólio conta com trabalhos acadêmicos que fiz na faculdade”.

Exemplo 2
“Criei uma página no Facebook para organizar meu portfólio virtual e assim divulgar melhor o meu trabalho de artesã”.