Também conhecida como “planilha de gastos”, a planilha de despesas é uma ferramenta simplificada que ajuda a manter o controle sobre todas as saídas de dinheiro do seu negócio ou da sua conta bancária pessoal.

Existem muitos modelos de planilha de despesas e algumas são, inclusive, específicas para determinados negócios. Alguns controles devem ser feitos diariamente, mas para outras pessoas o controle semanal ou mensal pode funcionar melhor. O mesmo vale para a sua vida pessoal: faça, pelo menos, um controle mensal dos seus gastos para não se perder entre compras com dinheiro, cartão de débito e crédito ou ainda crediário. Se preferir, crie seu próprio controle em programas como Excel ou dentro do Google Drive.

O objetivo é manter o registro daquilo que é gasto para comparar com outros períodos e entender para onde está indo o dinheiro.

Como usar o termo planilha de despesas:

Exemplo 1
“Eu acho que você deveria começar a usar uma planilha de despesas para te ajudar a controlar os seus gastos.” 

Exemplo 2
“Fazendo a planilha de despesas eu descobri que gastamos muito mais no fina da semana do que no começo.”