O Medium é uma plataforma digital fundada pelo mesmo fundador do Twitter. Ele funciona como um espaço para compartilhar ideias com pessoas do mundo todo, como se fosse um blog. Caso o usuário tenha uma conta no Twitter ou outra rede social, pode fazer o cadastro ligado a esse site, começar a escrever os próprios textos e publicar, além de recomendar outros autores.

O grande diferencial do Medium é que ele privilegia o conteúdo e não outros recursos, como layout diferenciado, template e outras opções que podem tirar o foco do texto em si. A plataforma conta com Coleções (Collections), onde o usuário pode fazer buscas de conteúdos por temas, da mesma forma que funcionam as categorias dos blogs.

Embora permita comentários, no Medium esse mecanismo acontece um pouco diferente. Lá, é possível comentar por parágrafo. Para isso, é só passar o cursor do mouse e deixar o recado em um balão que aparece para você.

O site Medium Brasil possui um conteúdo bem completo, com explicações sobre como aproveitar o melhor dos recursos oferecidos, como aumentar o seu público, e outras dicas que tornam a experiência na plataforma mais proveitosa.

Como usar o termo Medium

Exemplo 1
“Utilizo o Medium para procurar textos que abordem o empreendedorismo da mulher e assim me aprofundar sobre o assunto”.

Exemplo 2
“O Medium é uma boa plataforma para divulgar minhas ideias de negócios e ter uma resposta de outras pessoas”.