Matéria-prima é o principal material que será usado para criar um produto, é a substância com a qual se fabrica todo tipo de bens. Normalmente ele está em estado natural ou já foi transformado para servir de base para outros produtos. Como ela é o princípio do seu produto, é sempre bom acompanhar o mercado e o quanto seu preço pode variar, uma vez que ela impacta diretamente no seu negócio e no preço de venda do seu produto.

A matéria-prima pode ser de origem vegetal (por exemplo, o cacau, matéria-prima para produzir o chocolate), animal (o couro para fabricar sapatos, bolsas etc.) ou mineral (a bauxita, da qual é extraído o alumínio com que se fabricam portas, janelas, aviões etc.).

Além das matérias-primas naturais existem as transformadas, ou seja, aquelas que não estão mais em seu estado natural, mas que já foram industrializadas ou modificadas. É o caso, por exemplo, do papel.

Como usar o termo matéria-prima:

Exemplo 1
“Você tem que ficar atenta à matéria-prima que você está usando para fazer os seus docinhos. Quanto mais cara ela for menos será a sua lucratividade.”

Exemplo 2
“Eu preciso achar uma matéria-prima mais resistentes para os meus macramé.”