O Imposto de Renda é um valor anual que é descontado do rendimento de um trabalhador (pessoa física) ou de uma empresa (pessoa jurídica). Esse desconto é fixado pelo governo e varia de acordo com cada país.

Tal qual o nome sugere, o imposto de renda é um imposto sobre o rendimento, um tributo que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a pagar. Normalmente, trata-se de uma certa porcentagem de sua renda que vai para o governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

O cálculo do tributo tem por base uma nova riqueza produzida pelo contribuinte, seja por fruto de trabalho, capital, ou ambos (são os chamados rendimentos tributáveis), sobre a qual se aplica uma porcentagem (chamado alíquota), obedecendo uma tabela produzida quase que anualmente pelo governo.

Todos os anos, os trabalhadores que tiveram rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo devem fazer uma declaração para comprovar o valor pago e receber de volta o excedente, a chamada restituição na declaração de ajustes.

O imposto atual foi instituído em 1922 para ajudar a financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano, com taxas variando entre 8 e 20%, com as maiores sendo pagas por quem recebe uma remuneração mais alta.

Como usar a expressão Imposto de Renda:

Exemplo 1
“Vou declarar o imposto de renda o quanto antes para conseguir a minha restituição mais rápido e investir na empresa.”

Exemplo 2
“O imposto de renda que ficou retido na fonte foi de R$400, então vou receber esse dinheiro na restituição.”