Gestão horizontal é trabalhar sem hierarquia, sem uma relação de poder pré-definida. As decisões são tomadas coletivamente, por consenso. O site Vagas, que faz recrutamento online, adotou esse modelo no Brasil. A empresa optou por trabalhar sem nenhum nível hierárquico e sem metas financeiras por acreditar que empresas focadas em resultado financeiro desperdiçam energia. O Google e o Netflix adotam modelos parcialmente horizontais, que mantêm algumas camadas de hierarquia. Startups aderem cada vez mais ao modelo. Afinal, com menos gente envolvida, é mais fácil trabalhar sem hierarquia, investindo em autonomia e dividindo por todos a responsabilidade pelo que acontece na empresa.

Como usar:

Exemplo 1
“Lembro do meu pai contando que no trabalho dele, ele não podia sequer falar com o diretor, porque o gerente ficava bravo. Era uma hierarquia muito rígida. Acho a gestão horizontal bem mais produtiva, além de ser mais humana.”

Exemplo 2
“Na minha empresa, a gestão é horizontal, pois eu acredito que todos têm algo a aprender e a ensinar: da faxineira ao gerente.”