A experiência do usuário, que vem do termo em inglês “user experience” (também conhecido por UX), é a experiência que uma pessoa vai ter ao utilizar o seu produto, sistema ou serviço. Isso pode significar o fracasso ou o sucesso do seu negócio.

Para que a experiência do usuário seja boa, você precisa conhecer bem o seu consumidor e entender o que ele deseja, pois dessa forma você vai poder entregar um produto, sistema ou serviço de acordo com suas expectativas.

Se você tiver um restaurante, por exemplo, deve-se preocupar com o que o seu cliente vai querer encontrar no seu site: o cardápio, os preços, o telefone do delivery, o horário de funcionamento da casa. Se isso não funcionar, provavelmente a experiência de usuário do seu cliente não será boa e a sua marca pode sair prejudicada.

Como usar a expressão experiência de usuário


Exemplo 1
“Uma das coisas mais importantes quando formos ter um site para o nosso negócio é pensar na experiência do usuário desse site.”

Exemplo 2
“Se a experiência do usuário for ruim, ele pode nunca mais voltar a fazer negócio com a gente.”