Pitch (pronuncia-se pítch), é uma palavra em inglês que significa, entre outras coisas, arremesso.  O termo é usado para quando descrevemos de forma rápida uma visão geral de quem somos e o que fazemos.

Você já pode ter ouvido a expressão completa, “elevator pitch” (pronuncia-se é-lê-vei-tor pítch), que nada mais é do que uma ferramenta que muitos donos de negócios devem ter na manga na hora de vender a sua ideia para um possível cliente, parceiro, futuro sócio ou investidor.

A ideia é que você consiga convencer alguém de comprar a sua ideia no tempo de uma viagem de elevador. Isso mesmo! Você precisa ter o discurso muito amarrado para entregar todas as informações que aquela pessoa precisa saber sobre você e o seu negócio de um jeito interessante e sedutor. É importante preparar bem o seu discurso, que deve ter entre 30 segundos e 2 minutos, para usá-lo sempre que esbarrar em alguma oportunidade.

Como usar a expressão pitch:

Exemplos 1
“Preciso melhorar o meu pitch. Outro dia não consegui explicar para a minha vizinha a ideia do meu novo negócio.”

Exemplo 2
“Você tem dois minutos para ouvir o meu pitch?”