Crowdfunding (pronuncia-se cráud-fãndin) é um termo em inglês que significa “processo para conseguir financiar um projeto particular com a ajuda de um grande grupo de pessoas, usando geralmente um site pelo qual elas podem fazer contribuições”. Também chamado de financiamento coletivo, o crowdfunding pode oferecer aos investidores a possibilidade de receber uma primeira versão de um produto, por exemplo, ou a participação nos lucros da empresa. O site também serve como uma forma de anunciar o lançamento do produto. No Brasil temos sites desse tipo, como o Catarse. Lá fora o mais conhecido é o Kickstarter. Caso o projeto não consiga o valor estipulado, os investidores recebem o dinheiro que investiram de volta.

Como usar o termo crowdfunding:

Exemplo 1
“Não tenho dinheiro suficiente para lançar um novo produto que eu acredito que vai fazer muito sucesso. Vou lançar um crowdfunding para arrecadar fundos e, em troca, oferecer uma primeira versão dele para quem apoiar.”

Exemplo 2
“Vou fazer um crowdfunding para conseguir lançar um livro sobre a minha empresa. Quem apoiar vai ganhar dois exemplares autografados.”