Creative Commons (pronuncia-se cri-ei-tiv có-muns) é uma organização sem fins lucrativos, que permite o compartilhamento de conteúdo por meio de licenças jurídicas gratuitas. O objetivo é distribuir e expandir o uso de materiais (textos, fotos, músicas, vídeos) por meio da internet. As licenças Creative Commons não são contrárias aos direitos do autor, mas funcionam de modo complementar, permitindo que cada um modifique seus termos de direitos autorais para melhor atender às suas necessidades e às de outras pessoas. Se você está à procura de conteúdo que você possa usar livre e legalmente, há uma quantidade grande de obras licenciadas pelo Creative Commons disponíveis aqui.

Sempre que estiver procurando imagens na internet, seja para usar no seu Facebook ou mesmo no seu site, prefira aquelas que são Creative Commons. Desta forma, você não corre o risco de um fotógrafo entrar em contato pedido que você pague algo por uma imagem que você não tinha direito de usar sem autorização ou sem pagar, por exemplo.

Como usar o termo Creative Commons:

Exemplo 1
“Encontrei um texto ótimo sobre como tratar bem seus clientes e, como ele tem uma licença Creative Commons, pensei em montar uma apostila e distribuir para todos os meus funcionários.”

Exemplo 2
“Escrevi um texto sobre a minha experiência como empreendedor, em que conto meus erros e acertos. Como o meu desejo é que um número máximo de pessoas tenham acesso a ele, decidi colocá-lo sob a licença Creative Commons.”