A cocriação acontece quando pessoas de fora da empresa agregam valor aos seus produtos ou serviços. Geralmente, são pessoas que fazem parte do dia a dia da marca, como fornecedores e clientes. Um caso clássico é a Wikipedia, enciclopédia virtual editada por milhares de pessoas no mundo todo. A cocriação é comum também no setor de software, com os códigos-fonte abertos que todos podem mudar, e em empresas com relacionamento estreito com clientes e fãs, como é o caso da Natura, que possui uma rede para inovação chamada Cocriando Natura. Em troca de seu esforço, o cocriador pode receber acesso a produtos customizados, ou simplesmente a promoção de suas ideias.

Como usar:

Exemplo 1
“Esse negócio de ter clientes passivos não está com nada. Quanto mais ouvimos a opinião deles sobre o nosso negócio, mais incentivamos a cocriação. O trabalho fica gratificante e podemos colocar no mercado produtos que têm a cara dos clientes.”

Exemplo 2
“Acho essencial trabalhar com cocriação. É uma forma de ganhar com novas ideias de quem gosta e pretende usar o produto.”