O algoritmo é uma sequência de regras ou passos criados para a realização de uma determinada tarefa. Isso serve tanto para nossa vida cotidiana (como uma receita), quanto para a computação. Com isso podemos fizer que grande parte dos programa de um computador respeitam uma série de algoritmos, que possuem um determinado objetivo ou um problema a ser resolvido.

Eles são usados nas redes sociais, sites de busca e, até mesmo, no Youtube, para organizarem as infinitas informações que esses canais armazenam. Os algoritmos têm a missão de filtrar e organizar o que é mais relevante para cada usuário, de acordo com infinitos critérios. Entre alguns desses filtros estão idade, localização, assuntos que mais interessam, rede de contatos, profissão, hábitos de consumo, entre tantos outros.

Facebook, Twitter, Instagram e mesmo o buscar do Google são serviços da internet que investem e muito em seus algoritmos para mostrar aos usuários resultados e postagens relevantes para as pessoas, mas também para empresas e para eles próprios.

Como usar o termo algoritmo:

Exemplo 1:
“O algoritmo do Facebook mudou. Agora, é preciso patrocinar todos os posts da minha marca para alcançar os meus clientes”.

Exemplo 2:
“Os algoritmos do Instagram organizam a ordem das publicações de acordo com interação de cada seguidor com a página que administro”.